quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ovelhas comendo feno...


Pesquei esta pérola do Blog do Judson Canto:
O pregador competente reconhece que, se não expuser seu argumento em trinta minutos, é melhor mandar o povo para casa. Quem está habituado a falar em público nunca abusa do privilégio de uma audiência cativada.
Um problema é que, por vezes, nem 30 minutos resta ao pregador. Espreme daqui e dali, sobra 15! Louvor, louvor, louvor e louvor! À pregação sobra quase nada.

O outro é que há poucos pregadores preparados. Geralmente, é mais frase de efeito e chavão. Abençoam todo mundo e exposição bíblica de verdade quase nada. Falta leitura, meditação, esquematização, pesquisa e graça para expor. Depois que os itinerantes se espalharam pelo Brasil é que o negócio pegou fogo. Só querem vender DVD, apostila e livro. Há boas exceções? Com certeza. Mas a maioria é o CTRL + C, CTRL + V. Não seriam capazes de preencher uma redação sobre um tema relevante da Bíblia.

Eu aprendi que as ovelhas até comem feno, na ausência de um capim de boa qualidade. Mas crescem raquíticas pois o feno é somente para períodos em que não há comida abundante no campo ou nos quais é perigoso estar ao ar livre.

A Bíblia está aí, à disposição. Mas o que tem de pregador oferecendo auto-ajuda pro rebanho... Resultado: constipação, raquitismo, falta de firmeza, desesperança, analfabetismo bíblico. Depois eu sou crítico...

Blog do Judson, aqui.

Um comentário:

JERRI Adriane disse...

É isso mesmo, aqui no interior de SP é a mesma coisa, sobram poucos capazes de alimentar corretamente a Igreja. Convém salientar que os tais "pregadores" agem com total liberdade dadas por pastores locais e presidentes de campo! SÓ JESUS PRA ACUDIR!!!!! Abraços fraternos.