terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A quem interessa Jesus numa manjedoura?


Saltou aos meus olhos as representações de Jesus, sempre na manjedoura. Não que tenha sido diferente desde que se comemora o Natal e que não se deseje a vinculação entre seu nascimento e a data comemorativa. Uma outra questão está no background da cena. Há interesse em vê-lo neste exato lugar. E daí não retirá-lo mais!

Interessa à Igreja Católica. O nascimento de uma criança é um momento único na vida de uma pessoa. Com a imagem da manjedoura eles conseguem uma atenção que jamais teriam de outra forma. Quantos não passam o ano longe da igreja e no Natal a visitam.

Interessa ao comércio. Claro, evidente, o link é inevitável. As vendas crescem. Os preços sobem como nunca. O comércio pode diversificar seus produtos e aumentar a oferta.

Interessa às pessoas distantes de Deus. Jesus numa manjedoura não julga, não condena. Deixemos o Filho de Deus sempre criança, assim ele não chega ao estágio descrito nos dois primeiros capítulos do Apocalipse. Lá está escrito que não mais pode ser contido numa estrebaria. Detém todo poder no Céu e na Terra, sonda e conhece seus servos e a Igreja!

Em suma, Jesus numa manjedoura não interfere em nada de errado que se faz no Natal.

Nenhum comentário: