sábado, 30 de junho de 2012

Ainda sobre o crescimento evangélico...

Leiam a análise do Reinaldo Azevedo, católico praticante, mas com a argúcia de poucos pastores. Com mais tempo e saúde, farei um post sobre.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cresce o número de evangélicos: o que comemorar?

O Brasil acordou com a notícia de que em dez anos o Catolicismo Romano encolheu 1,7 milhões de fieis. Até aí nada novo, haja vista a imensa quantidade de novas igrejas evangélicas que surgem a cada dia, deixando os indecisos mais indecisos ainda. Antes de comemorar e jogar o número aos quatro ventos, pense no seguinte:
1) Boa parte dos que deixaram a Igreja Católica se declaram sem religião desde então;
2) O crescimento evangélico é feito às custas da IURD (que, aliás, perdeu adeptos também) e da IMPD. Ou seja, são apenas números inflados por grandes reuniões, não se traduzem em prática de santidade ou coisa do tipo. Só o milagre importa;
3) A fragmentação das denominações só trazem mais confusão e problemas;
4) Alguns dos entrevistados se declaram evangélicos, MAS não participam de igreja alguma. É o chamado religioso tradicional, não importa muito para o dia-a-dia congregacional;
5) As igrejas evangélicas estão sofrendo com um problema gravíssimo: filhos e netos de crentes que não querem nem passar por perto de uma igreja.

Leia a reportagem em VEJA


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bispo da Igreja Wesleyana orienta seus candidatos e pastores


Prezados companheiros de ministério:

Geralmente, quando estamos perante mudanças significativas provocadas por leis vigentes, nos sentimos momentaneamente confusos. Portanto, torna-se perfeitamente natural ficarmos em dúvida quanto ao que seja propaganda eleitoral dentro da igreja.

Podemos até levantar alguns exemplos:

1. Um Pastor ou obreiro, candidato a Deputado ou Senador, pode pregar (desde que não mencione que é candidato)?

2. Um candidato a Governador e sua esposa, visitando a igreja, podem ser apresentados (desde que não se faça campanha)?

Enfim: O quê, de concreto, se tornaria propaganda eleitoral?

Segundo meu entendimento, para mantermos uma atitude legal, concernente a esta questão, precisamos atentar para os seguintes pontos e considerandos:

1. Segundo a lei eleitoral, toda e qualquer conduta que coloque em evidência qualquer candidato, fere o principio da isonomia do pleito eleitoral. Isso significa que colocar um candidato a pregar é o mesmo que deixar o apresentador de um programa de rádio ou televisão continuar a realizar o seu ofício, mesmo que não fale em candidatura.

2. A lei assegura a todos, com custo público inclusive, um único meio de torná-los conhecidos e em evidencia - o horário eleitoral gratuito. Portanto, qualquer outra posição de evidencia que possa colocar, mesmo que minimamente, em risco o equilíbrio entre os candidatos, será considerada ilegal.

Portanto:

Considerando que o trabalho do candidato em "corpo-a-corpo" ou em espaços particulares (ou mesmo visitando irmãos em Cristo, em reuniões em seus lares); sejam suficientes para promover seu projeto político;

Considerando que o currículo do candidato, sobre o que tem feito pela comunidade, será sempre uma de suas melhores referências (a comunidade há de estar atenta para os que procuram, verdadeira e sinceramente, o seu bem);

Considerando que devemos evitar toda a aparência do mal, uma vez que somos sempre olhados por todos, para o bem ou para o mal;

Considerando que o nosso testemunho cristão e nossa vocação para "sal da terra" e "luz do mundo", estão acima das nossas preferências pessoais;

Minha recomendação é que tomemos os cuidados necessários, de modo a não colocar a Igreja em evidencia negativa. Ainda mais, quando sabemos que o MPF, a Justiça Eleitoral e seus intrumentos de ação estão atentos ao diversos mecanismos sutilmente utilizados para burlar a lei e a justiça.

Para os que estiverem em dúvida, queira acessar a a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Carta ao anjo da Igreja no Brasil



Conheço as tuas obras, teus planos e sonhos. Conheço o teu assentar e teu levantar, pois sondo e esquadrinho a tua mente. Eras muito jovem quando te chamei para a minha obra, tua esposa e teus filhos não foram empecilho. Abençoei e multipliquei a tua fazenda e teu patrimônio pessoal, material e espiritual. Tornei-te respeitado entre os maiores, somente a minha mão poderia alcançar tal intento. Mas isto não te bastava, elegeste alguém para um cargo político na tentativa de conseguir mais dinheiro e poder. Sei que o que dizias à igreja era bem diferente disto, mas não me enganas, nem àqueles que andarão de branco comigo. Eles apenas te toleram. Quem defende minha igreja sou eu!

Vejo no teu coração a fome imensa de poder. O mesmo sentimento que derrubou Satã. Ao leres, serás instado a perguntar: Pode isto acontecer à um obreiro de Deus? Lembra-te que naquele dia muitos dirão que em meu nome expulsaram até mesmo o Príncipe das Trevas, mas não poderão entrar em meu Reino. Admoesto-te que escolhas, poder terreno e Inferno, ou meu poder e Céu. Não haverá alternativa. Volta pelo caminho criado por tua estultícia, pois estou a ponto de retirar-te o castiçal. Sem brilho, serás presa fácil dos demônios e das falácias. Eu te repreendo porque te amo e sou o que sara as quebraduras dos teus ossos.

Presencio as dissensões que provocas entre os meus. Como estás atordoado por vãs intenções, não percebes o dano que causas, conquanto recebas o que queres. Há ovelhas em teu rebanho que não foram visitadas há vários anos. Foi para isto que te constitui! Ou para que mais me serviria um pastor, a não ser cuidar de ovelhas? Achando pouco, ainda influencias outrem a seguir tua loucura. Tua insatisfação com o status a que chegaste é notória. Mas teu orgulho te levará à ruína. Há quanto tempo não te quebrantas em minha presença? Vejo quando recomendas humildade, mas teu coração está inchado. Palestras, reuniões de trabalho, grandes congressos, grandes propostas. Tudo muito grande para uma existência pequena.


Os que vencerem a tentação do poder temporal andarão comigo na cidade cuja beleza jamais se contou ao mortal! Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!

domingo, 24 de junho de 2012

EBD Debate foi um sucesso!

Graças a Deus, o debate promovido nesta manhã, aqui em Desterro, Abreu e Lima/PE foi uma benção para os participantes. Vários assuntos foram alvo de explicações e o público participou ativamente da proposta de fechar o trimestre em grande estilo. Abaixo, foto do moderador e dos debatedores.

Só para dar uma palhinha, quem são os tímidos de Apocalipse 21:8? O vocábulo grego para tímido aí é deilos, ocorre três vezes, e significa, covarde.Se você é introvertido e salvo não tema, quando a trombeta soar... Os tímidos no sentido estrito do termo, aqueles que negam o Senhor Jesus com facilidade ou omitem sua condição de salvo, por vergonha, esses sim, devem ficar preocupados. Um abração ao Ewerton e ao Diones, ambos evangelistas de nossa abençoada Convenção.

sábado, 23 de junho de 2012

Há pessoas que nunca vão ressuscitar?



Quem levantou a deixa foi o amigo Pr. Manoel Paulino, da Igreja o Brasil Para Cristo, em Vitória de Santo Antão/PE. Lendo, entre outros textos, a promessa de Deus a Israel, em Êxodo 14:13-15 dá para pensar no assunto. E aí? O que acham da questão?

Boa ideia!

Já estava na hora de ler o que vem abaixo:
Os presos que se dedicarem à leitura de obra literária, clássica, científica ou filosófica poderão ter as penas, em regime fechado ou semiaberto, reduzidas. A cada publicação lida, a pena será diminuída em quatro dias. No total, a redução poderá chegar a 48 dias em um ano com a leitura de até 12 livros, de acordo com a Portaria 276 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União. 
As normas preveem que o detento terá o prazo de 21 a 30 dias para a leitura de uma obra literária disponibilizada na biblioteca de cada presídio federal. Ao final, terá que elaborar uma resenha que será analisada por uma comissão de especialistas em assistência penitenciária. O participante do projeto contará com oficinas de leitura. 
A comissão avaliadora também observará se as resenhas foram copiadas de trabalhos já existentes. Caso sejam consideradas plágio, o preso perderá automaticamente o direito de redução de sua pena.
Fonte: Agência Brasil

Apostila para uma AGE/AGO de sucesso!

Eu sei, eu sei, que agora é tarde, mas não custa nada tentar. Sei também que não sou ouvido por quem pode implementar as sugestões. Já que tudo agora é apostila, e esta, ao menos, não é o resultado do famoso Ctrl-C + Ctrl-V, vamos tentar, no passo a passo, bem fácil:

1) Distribuir um resumo dos assuntos a serem tratados, com antecedência mínima de cento e vinte dias, coletando sugestões dos presidentes das Convenções. Esta providência atende a algumas necessidades:

  • O Brasil é muito grande e fragmentado;
  • Esgotar as dificuldades na pré-seleção;
  • Diversificar os assuntos a serem tratados;
  • Empoderar os presidentes das diversas Convenções filiadas no Brasil
Uma boa atitude seria sedimentar as tratativas no âmbito de cada Estado. Neste mesmo momento, iniciar uma grande campanha de jejum e oração.

2) Cobrar uma posição/sugestão de cada um deles, com antecedência. Eu sei que a coisa é meio lenta para andar, mas numa dessas viagens, o presidente poderia cobrar as posições por escrito. Pra depois ninguém dizer que não disse, ou disse e não levaram em conta. Aonde não for possível ir, telefone! O que dizer de usar uma vídeo-conferência para esclarecer e afinar os itens? Todo mundo está na TV, na internet, por que não usar um recurso tão óbvio?

3) Sessenta dias antes da AGE propriamente dita, compilar todas as sugestões, eliminando as redundâncias. Produzir um texto objetivo e direto, sem questiúnculas e zonas de sombra;

4) Quarenta e cinco dias antes da AGE, enviar a minuta das sugestões compiladas para todos os presidentes, novamente. Solicitando que ao menos dez ministros de cada Convenção leiam o material e aponte incoerências e incongruências. Solicitar que assinem um documento confirmando a leitura;

5) Não esquecer de inscrever os membros da Mesa, dentro do prazo estipulado. É pecado mortal para uma providência tão simples;

6) Estipular um peso proporcional nas votações para a presença por Estado. Por exemplo, quantos ministros assembleianos há em São Paulo? 50000? Dividir por dez milhões de habitantes (já que é impossível saber a quantidade de membros). Dá X. Pernambuco tem quantos ministros? 3000? Dividir seis milhões? Dá Y. Depois montar uma proporção, em relação aos ministros presentes e aos votos dados. Outra opção é montar a proporção calculando dos ministros de cada Convenção quantos estão presentes;

7) Eliminar as questões históricas, como o batismo de não casados que tem bom testemunho. Propor assuntos de vanguarda e atacar os problemas críticos, como o uso indiscriminado da logomarca e do nome ainda que com apostos.


Fim da apostila!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vejam só essa!

Leio no JC Online, aqui:
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil anunciam na manhã desta sexta-feira (22) a responsabilidade criminal dos gerentes de banco que não instalarem os equipamentos de segurança nas agências. O anúncio será feito após uma reunião entre as entidades, que acontece na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), bairro de Afogados, no Recife.
De acordo com a decisão dos órgãos, a partir de agora, o gerente será responsabilizado criminalmente caso o banco não esteja cumprindo a legislação de segurança.
No Recife, por exemplo, a Lei de Segurança Bancária existe desde outubro de 2010 e exige, entre outros itens, que as agência e postos bancários devem ter vidros blindados, câmeras de segurança internas e externas, portas giratórias com detectores de metais e dois vigilantes por andar, armados e com coletes à prova de balas em cabines de proteção blindadas e biombos entre os caixas.
Que coisa interessante!? O MPPE lutou para implementar as medidas junto ao banco, como não conseguiu, por impotência, ou sei lá o quê, agora processará o gerente. Esquecem duas coisas básicas:


1) O gerente é um mero funcionário. Eu já fui funcionário de banco e nestes casos se requisita a instalação e a alta administração autoriza ou não. O máximo que um gerente poderia fazer era não requisitar, mas ele também está no meio do fogo cruzado dos assaltos. Por que o MPPE não processa o banco? O que vai acontecer é que quando o funcionário tiver umas três ou quatro ações os bancos o demitem, e o coitado vai se virar pra resolver o abacaxi;


2) É obrigação do Estado através da SDS dar segurança à atividade. Estou enganado ou, com a medida, estão querendo repassar a batata!? Leiam mais:
Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado, entre janeiro e maio deste ano foram registrados 12 assaltos a banco em Pernambuco. Esse número significa um aumento de 200% na ocorrência desse tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são contabilizados independentemente dos sete casos de arrombamento de caixas eletrônicos registrados até o mês de abril deste ano.
Um amigo meu foi à Suíça e ficou impressionado (não sei se ele exagerou), os empresários vão ao banco com o dinheiro à vista de todos. Todo mundo sabe que é dinheiro, mas a segurança pública funciona. No nosso caso privatizam os resultados e socializam o prejuízo. Em breve, os moradores, em geral, terão de instalar equipamentos de segurança em suas casas, senão serão culpados dos assaltos.


Por falar em segurança, lá nos EUA adolescentes faziam uma excursão quando decidiram tirar onda com a cara de uma monitora de 68 anos. Gravaram tudo em vídeo. Resultado: foram processados pelos comentários e pelo bullying. A senhora que perdeu um filho há dez anos, agora ganhou a simpatia da grande rede e estão fazendo uma campanha para lhe dar férias de qualidade. A arrecadação já bateu U$ 494.241,00, na minha última visita. Se fosse aqui ela estaria sendo interrogada nos conselhos tutelares e juizados de menores da vida e a crianças estariam protegidas pelo ECA, para fazerem o que quiserem. Ai do professor que quiser se defender em classe dos ataques de certos alunos, ai dele. Quando o MST invade uma fazenda como fizeram ontem, quem tem de dar explicações é o fazendeiro.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EBD Debate!

Convidamos os nobres dez leitores deste blog a participar do EBD Debate, a ser promovido no próximo domingo, por ocasião do final do trimestre. Em foco, o balanço do assunto do trimestre, com muitas informações e compartilhamento do conhecimento. Conto com vocês a partir das 09:30h, na Assembléia de Deus em Desterro - Abreu e Lima/PE!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Enquete no blog! Atualizado!

A primeira enquete do blog vai de encontro a uma pergunta interessante a respeito de um questionamento meu a um discordante do Ministério Feminino. Está aí do lado direito. Vote!

Tem um abençoado, de nome "Ricardo Júnior", que nos comentários postou a seguinte sugestão: Fale com seu pastor e diga que o ministério está errado. Crie uma igreja e coloque uma pastora para resolver os problemas. Aceito a sugestão, DESDE que o irmão faça outra a seu pastor: Retirar todas as mulheres dos cargos que ocupam na sua igreja. E que o irmão se comprometa a assumir, com a eventual vacância dos cargos, uma ou mais de três honrosas tarefas: 
1) Dirigente do Círculo de Oração de Adultos, todas as semanas, das 08:00 às 16:00h, e/ou;
2) Dirigente do Círculo de Oração Infantil, todos os sábados, das 14:00 às 16:00h, e/ou;
3) Professor da EBD, na classe infantil, de 02 a 10 anos. 


Ou o senhor dirá que ensinar e dirigir cultos desta natureza é coisa de mulher!? Simples ou não!? Ah! Sim, colocar uma pastora não resolve os problemas das igrejas, MAS também não cria nenhum problema novo que os homens já não tenham criado. Refute com argumentos, eu já ouvi coisas mais interessantes.


A publicação de comentários anônimos está suspensa para este post.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Falácias sobre o Ministério Feminino


Este texto foi publicado em Junho/2008, há quatro anos, portanto. Nunca li nenhum questionamento aos argumentos. Como o debate recrudesceu... Eu sei que a verdade dói e a história é uma velha matreira...

Já há algum tempo gostaria de escrever algo sobre este assunto, mas não tive tempo. Eis-me aqui agora com um pouco dele a incomodar vocês.


Uma argumentação bastante utilizada pelos contrários á ordenação feminina é que Paulo escreve que o bispo seja casado, marido de uma só mulher... (I Tm 3:2). Segundo tais intérpretes, o apóstolo não diz: A diaconisa ou bispa seja casada, esposa de um só homem... E usam outras passagens com a mesma intenção (At 6:3, 20:28, I Tm 3:8,12,13, Tt 1:7). É uma falácia deslavada. Eu entendo esta questão, como uma dificuldade para compreender construções frasais. Paulo está selecionando um do mesmo grupo. Ele está falando para um grupo de desejosos ao episcopado (por acaso, uma palavra FEMININA no grego!!!!), destacando quais características deviam ter.


Mas, vamos aprofundar um pouquinho (porque minha corda é curta). O DITNT* informa, na história filológica da palavra, que Homero usou pela primeira vez a palavra episkopos (bispo, supervisor), para designar o trabalho de Artêmis como guardiã de uma cidade grega, como se sabe uma deusa. O título também foi empregado por ele para designar autoridades de um estado. Na LXX** era usado para sacerdotes, juízes, feitores e supervisores. Por sua vez o verbo episkopêo (ter cuidado) é usado duas vezes, genericamente, em Hb 12:15 e I Pe 5:2. O versículo de I Pe 5:1 é fundamental para compreender a argumentação do primeiro parágrafo. Ele diz: AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles... Ou seja, Paulo dá o destaque a si mesmo no grupo, um entre os demais.


Outra falácia é que diácono é sempre um termo masculino. A palavra vem de diakonos, em grego, e no texto de Romanos 16, falando de Febe, o NTGA*** traz a classificação do termo como feminino (substantivo acusativo feminino singular). Portanto, em consonância com a mulher a que se refere, que diga-se de passagem, provavelmente é que levou a carta aos Romanos, uma revolução para a época. Esta relevância é corroborada com a declaração de Atos 17:4,12. As mulheres obtiveram na igreja papel de destaque, antes relegado na sinagoga e no templo. Um aspecto esquecido da questão é que I Tm 3:8-11, relata as características dos diáconos e atribui estas mesmas às respectivas mulheres, ops! às mulheres que exerciam o diaconato! Não esqueça da partícula "da mesma sorte", com a mesma finalidade, e que gynaikos (mulher, esposa) é traduzida aí como esposa em algumas versões, que trazem a mesma palavra como mulher no versículo 12. Por que esta diferença? Equivalência dinâmica? Será que estas características somente seriam afeitas às esposas dos diáconos? E as esposas dos presbíteros?


O mesmo DITNT, falando a respeito de I Tm 2:12, destaca o que já falamos aqui, quando dissemos que Paulo utiliza uma estrutura ontológica, assim como I Tm 2:11-15. Diz o texto:
Paulo aqui declara sua própria posição e praxe, que corresponde à sua posição judaica herdada, e para as quais acha fundamento na criação e na queda.
Esta postura dissimulada de Paulo, era, como já falamos, um eco do que se aprendia na sinagoga. A Meguilá, um dos tratados talmúdicos, dizia: A mulher não lê o trecho da Torá, por amor à honra da congregação. O rabino Eliezer ben Hyrcanos chegou a dizer que aquele que ensina a Lei à sua filha, ensina-lhe estultícia. Outro tratado rabínico dizia: Antes a Lei seja queimada do que entregue às mulheres. E o rabino Judá ben Elai declarava: Deve-se pronunciar três doxologias todos os dias: Louvado seja Deus que não me criou pagão! Louvado seja Deus que não me criou mulher! Louvado seja Deus que não me criou pessoa iliterata!


A mulher, entretanto, como destacou o Paulo Brabo, não chegou a este desmerecimento por ordem divina, como querem fazer crer nossos comentaristas opositores. A Bíblia faz concessões culturais como a escravidão, o dote, a escolha de maridos, que são reprováveis para nós. Isso não visa legitimar tais conceitos, mas apenas registrar sua imbricação****. A tensão registrada nas cartas paulinas retrata a dificuldade de anular conceitos arraigados na mente judaica, assim como ainda os temos hoje.


Um ilustre comentarista, por exemplo, registrou em seu blog que por conta da mulher ser frágil e emocional, haverá mais rupturas na igreja onde ela pastorear! Que falácia! Quantas rupturas não houve em igrejas dirigidas por homens? O ensino de Paulo é tal que ao mesmo tempo que diz: As mulheres sujeitem-se a seus maridos, afirma: Cada um de vós esteja sujeito uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5:21)! Como este comentarista entre outros encararia Maria Madalena ungindo Jesus para a morte? Coisa que nenhum homem fez!? Ou sendo listadas na galeria dos heróis da fé, Sara e Raabe? Outrossim, a ênfase no diferencialismo x igualitarismo (que vejam) não resiste a uma exegese de, por exemplo, I Coríntios 7:4 e Gálatas 3:28.


Temos, portanto, que muitas coisas da vida prática da igreja, acontecem em decorrência do que queremos ver e não de como devem ser. Para exemplificá-las recorremos a um texto bíblico. Quando os que estavam reunidos no Cenáculo, em torno de 120 pessoas, homens e mulheres, e se conjecturou que estavam bêbados porque falavam em línguas, Pedro disse: Estes homens não estão embriagados... (Atos 2:13-15). Eram somente homens ali? Será que as mulheres não receberam o Espírito Santo? Vejo em tudo isto um resíduo ancestral da queda, a partir do momento que Eva foi a indutora do pecado de Adão.


Por fim, temos a falácia da modernidade. Segundo seus defensores, a ordenação feminina seria um sinal dos tempos, uma novidade teológica. Cumpre-nos informar:
1) Plínio, imperador romano, registra ter interrogado duas diaconisas da Igreja Primitiva, numa falsa acusação de canibalismo (alguém achava que ele comiam o corpo e o sangue do Senhor);
2) Crisóstomo, em 407 d.C, pastor de Constantinopla, registra ter 40 diaconisas e 80 diáconos. Destacando uma delas, Olímpia, para enviar-lhe várias cartas;
3) As diaconisas deram lugar ás freiras no desenvolvimento da Igreja Católica;
4) No Concílio de Laodicéia, 364 d.C., foi proibido a ordenação de mulheres. Se foi proibido é porque existia!
5) Na obra Constituições dos Apóstolos Sagrados, um manual da Igreja Primitiva, escrita em Constantinopla, no quarto século d.C. é mencionado que uma mulher para ser diaconisa deveria ser virgem ou viúva;
6) O Concílio da Calcedônia, 451 d.C., estipulava que as diaconisas que receberam a imposição de mãos aos quarenta anos, mas se casassem, seriam amaldiçoadas;
7) Em 533 d.C., o imperador romano, Justiniano I, decretou que os estupradores de virgens, viúvas ou diaconisas dedicadas a Deus, deveriam ser golpeados até a morte;
8) Até a instituição do celibato são mencionadas várias mulheres diaconisas, muitas das quais a partir desse instante passaram a não se relacionar com seus maridos;
9) Em 1853 foi consagrada a primeira pastora pela Igreja Unida de Cristo;
10) Em 1940, havia cerca de cinqüenta mil diaconisas luteranas na Alemanha, na Holanda, na Escandinávia, na Suíça e nos EUA. Um dos sites luteranos informa que a igreja possui no Brasil 70 pastoras e 42 diaconisas!
11) 23/04/2005 Cassiane é consagrada a primeira pastora da Assembléia de Deus, Ministério Madureira.


Finalizo, lembrando o que Paulo disse em Filipenses 4:2,3 e destaco o último parágrafo da reportagem da Revista Enfoque Gospel, número 56:
“A mulher na hierarquia evangélica: o pastorado feminino” foi o tema de dissertação de mestrado em Sociologia da Religião da cientista social Maria Gorett Santos. Das 15 pastoras que ela entrevistou, apenas uma teve problemas em seu casamento por causa do ministério. As impressões que Gorett teve foram positivas. Ela ressaltou a preocupação das entrevistadas em equilibrar a família e o ministério, sem ferir o princípio da obediência e da submissão ao homem. A conclusão da estudiosa é que a mulher se torna pastora por necessidade da Obra de Deus e seu discurso não é feminista, já que prega a submissão à figura masculina.
* Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento
** Septuaginta, versão grega do Velho Testamento, escrita por volta de 280 a.C.
*** Novo Testamento Grego Analítico
**** Diz-se das partes de um agregado que se sobrepõem parcialmente umas às outras, como as telhas de um telhado, as escamas dos peixes.

Apostila de dissimulação...

Tenho travado vários embates com blogueiros sobre a dissimulação do Ministério Feminino nas denominações evangélicas, em especial na minha. Lembro de ser chamado de desconvertido, de anti-bíblico, de desviado e uma penca de adjetivos nada bons. Lembro que no Blog da Rô fui chamado até de feminista enrustido. No Blog do Pr. Augustus Nicodemus, de distorcedor da história. É que eu havia dito que o primeiro pastor presbiteriano teria sido ganho para Cristo por uma missionária da denominação. Ele esperneou, gritou e falou cobras e lagartos, como, aliás, sempre acontece com os pastores vanguardistas quando criticados. Ou ignoram e excluem os comentários ou desconstroem pejorativamente o opositor. É... esse pessoal que posa por aí de antenadinho não aceita debater, por isso gostam tanto do púlpito. Lá, eles podem descascar alguém à vontade. Entenderam? Até agora só não me acusaram de incoerente.

Vocês não sabem como eu rio destas situações. A Rô é diaconisa, mas não concorda com cargos daí pra frente. O Nicodemus admite que sua igreja envia inúmeras missionárias, mas apesar da ausência do termo no NT, concorda com isto. Ambos discordam, veemente, da chamada ministerial. Vá entender? Pode ser missionária, mas não presbítera!? Rsrsrs. O outro blogueiro, inefável, discorda, mas não dispensou as mulheres sob seu comando, na igreja que assumiu há algum tempo. Eu até sugeri uns presbíteros para dirigir o Círculo de Oração e a classe de crianças na EBD... mas ele não é bobo. 

Bem, vamos ao que interessa. A CPAD vai promover mais um Congresso de Escola Dominical. Daqueles aonde se vende muito e se aprende bastante, mas se pratica pouco. É que boa parte das teorias são inexequíveis dados os parcos recursos da EBD do Oiapoque ao Chuí, mas o assunto não é esse, quem sabe mais à frente... O que quero ressaltar é que até pouco tempo atrás eles faziam um cartaz e colocavam as mulheres à parte, como se aquilo que elas vão fazer: ministrar, ensinar, doutrinar, os deixasse envergonhados. Agora, chegaram ao ponto: equipararam! Viva! Olhem lá o quadro de preletores nacionais e internacionais!? Tudo igual: tamanho da foto (exceção para os estrangeiros, sorry!), fonte, título, nome, função!



Eu só queria ver aqueles críticos do Ministério Feminino na Assembléia de Deus abdicarem de participar de eventos assim. Qual nada? Quem deles não foi convidado como preletor, vai fazer networking e divulgar seus livros. Quem foi convidado, tira foto e se orgulha de estar ao lado delas. Os que estiverem na platéia, babam, ouvindo as prédicas. Nenhum dos radicais se retira do recinto durante as ministrações femininas. Dizem até que tem uns mais velhinhos que ensaiam um bate-palmas com as ministrações para crianças... Deixa pra lá.

Conclusão: quando você tem uma Marlene LeFever que ministra sobre princípios de ensino e liderança para 15.000 pessoas ao ano, ou ignora e perde a oportunidade de ouvi-la, ou dá de ombros e convida. Aqui está tanto a chave para entender a crítica: o medo das mulheres se imporem como conhecedoras e expositoras da Palavra de Deus, quanto para o assentimento: ninguém esconde uma estrela! Já tem presbítero, pastor e pregador sendo preterido no mercado da itinerância! Depois eu sou contestador...

Final da apostila!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Que País é esse?

Já tínhamos falado aqui sobre as graves distorções dos salários entre os Poderes e entre os níveis dos mesmos. Um digitador do Ministério Público ou do Tribunal Regional Eleitoral, ganha muito mais do que um digitador do Governo Estadual. Agora VEJA trouxe mais informações. Acesse o gráfico é concluam por si mesmos:

Responsabilidades demais, remuneração de menos

A defasagem dos rendimentos dos militares fica mais evidente quando os salários são comparados aos de funcionários do Congresso Nacional, que estão entre os mais bem pagos do serviço público. Veja quatro exemplos dessa distorção:

«
»

Faixa salarial: mais de 15 000 reais



NAS FORÇAS ARMADAS
Cargo: General-de-brigada (Exército)
Salário: 16 646 reais
Atribuições: Comandar um grupo de até 5 000 homens em combate
NO CONGRESSO NACIONAL
Cargo: Técnico Legislativo
Atribuições: Digitar documentos, auxiliar na realização de tarefas rotineiras. Exige apenas Nível Médio
Salário: Até 16 563 reais

sábado, 16 de junho de 2012

Aborto: O que sonham para o Brasil!


PEQUIM - A China confirmou nesta quinta-feira que uma mulher foi forçada a abortar em seu sétimo mês de gravidez e pediu desculpas pelo fato, depois de prometer que o caso será investigado em resposta à indignação causada pela publicação de imagens na internet. A foto colocada on line mostra a jovem Feng Jianmei em sua cama de hospital junto ao corpo sem vida do feto ensanguentado desencadeou revolta entre os internautas nos últimos dias. Associações de defesa dos direitos da província chinesa de Shaanxi, no norte do país, explicaram que Feng, que já era mãe de um filho, foi obrigada a abortar porque não dispunha dos 40 mil iuanes (US$ 6.200) para pagar a multa por violar a política chinesa do filho único.

As autoridades de Shaanxi anunciaram na quinta-feira, em um comunicado, que a investigação preliminar confirmou que o caso era verdadeiro e que os investigadores recomendaram sanções contra os responsáveis pelo aborto forçado. As autoridades também pediram desculpas e, segundo a agência oficial Xinhua, vários dirigentes locais foram destituídos, incluindo o diretor do planejamento familiar. Antes de anunciar a abertura da investigação, os dirigentes locais asseguraram que Feng havia aceitado o aborto.

Os abortos forçados são muito frequentes na China, o país mais povoado do mundo com 1,34 bilhão de habitantes e que instaurou no final dos anos 70 uma drástica política de controle da natalidade. No geral, os chineses das cidades só podem ter um filho e os do campo podem ter dois, quando a primeira filha é menina.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A que ponto chegamos!?

Liminar determina a suspensão dos efeitos das alterações do estatuto da CGADB! É uma situação vergonhosa. Os argumentos estão corretos. As coisas chegaram a um nível intolerável. Só um, porém, esta Convenção não apoiava o Pr. José Wellington?





Correção feita pelo juíz em termo incorreto escrito na liminar:



Fonte: Gospel+, via Blog Teologia & Sociedade

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Se eles mentem...

Quatro milhões foi o número de participantes da Parada Gay/2012, segundo os organizadores. O DataFolha calculou, cientificamente, em 270 mil. Do início ao fim, só 65 mil. O que dizer da Marcha Pra Jesus, de 5 milhões de pessoas? Eles, os gays, podem até mentir, mas nós...

domingo, 10 de junho de 2012

Vamos de música

Daniela Araújo e Quarteto Hodsi

Um silêncio retumbante...

...domina os blogs dos pastores assembleianos sobre o abrupto fim da AGE. E olha que tinha muita gente presente. Li de alguns que tiraram fotos passeando por Alagoas, etc e tal. Mas, quase nada sobre o desfecho. Nem no blog do Pr. Samuel Câmara, pivô do problema. Como perguntar não faz mal: Por que será? De qual espírito é essa turma?

sábado, 9 de junho de 2012

A necessidade da Terceira Via

Há muitos blogueiros que não gostam de mim, oops!, das teses defendidas aqui. Uma delas é a Terceira Via. Desde que a ideia surgiu, pelas mãos do Pr. Geremias do Couto, eu apoiei. Faço isto movido pela convicção de que nós precisamos, urgentemente, de uma reforma na CGADB. Esta AGE destrambelhada, a eleição cujas suspeitas persistem até hoje, o caso Dake (quem lembra?), a polaridade que ofusca segundos interesses, tudo faz com que minhas convicções persistam. Tenho conversado sobre isto com muita gente. Há os que acham que o ideal seria o Pr. Samuel ou Pr. Silas Malafaia. Este último, talvez, por seu apelo midiático. Eu penso diferente.

Nossa igreja não está precisando de aparecer, não num primeiro momento. Aliás, já disse aqui mais de uma vez, quanto mais personalista, tendo um presidente do tipo de Silas, que vai em tudo quanto é programa, etc e tal, pior para nós. Olhemos para a Igreja Batista. Quem é seu presidente? A Presbiteriana? A Congregacional? A Metodista? Teríamos que recorrer ao Google! Precisamos unificar propostas, dirimir zonas cegas, aumentar a transparência, dar preferência institucional, sem engessar a dinâmica de nossas igrejas. Tudo aquilo que não vejo nem na administração atual, nem no Pr. Samuel Câmara. Silas já era, está em outra praia.

O que dizer, por exemplo, da tendência descarada de aconchego com políticos de toda estirpe. Nesta última AGE, o Pr. José Wellington ainda reforçou o apelo para ajudar irmãos candidatos nas eleições municipais. Pr. Samuel Câmara não difere em nada dele, aliás, neste quesito. Parece até que nossos problemas podem ser resolvidos com política partidária.

Nossa igreja precisa de reformas urgentes. Mas é preciso alguém com estatura para propô-las e implementá-las. A CGADB tem que ser menos política e mais vanguardista, antecipando tendências e direcionando nossos rumos. Sabemos que não é fácil. Por isso mesmo, eu não me candidato. Rsrsrs. A tendência é afundarmos ainda mais do ponto de vista organizacional, enquanto ficamos parados no tempo. Como eu sou radical, defendo que a Terceira Via é o mínimo, que tivesse uma Quarta ou Quinta, seria o ideal para representar nossa densidade no Brasil.

Não podemos ficar como estamos...

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Manobra jurídica encerra AGE mais cedo!

Informa o portal ADAlagoas que a reunião prevista para hoje foi encerrada abruptamente, por orientação do corpo jurídico da CGADB, para evitar as discussões acaloradas de ontem. Assim, a AGE que não tinha a intenção de mudar nada verdadeiramente importante, se encerrou na mais absoluta improdutividade. Reuniram tantos homens e coisas importantes ficaram de fora. Diz a matéria:
Assim que o pastor Elienai Cabral encerrou a ministração, o pastor José Wellington Bezerra da Costa fez a leitura da orientação da equipe jurídica da CGADB para que a 5ª AGE fosse encerrada naquele instante. O documento lido em plenário argumentava que a conclusão era necessária para evitar novos debates descabidos. A Convenção Geral ainda protestava pela postura dos convencionais durante as discussões e recomendava que a conduta deles, no evento, deveria ser investigada por uma comissão interna.
Numa reunião dessa deveria ser resolvido, por exemplo, o problema dos inúmeros irmãos que vivendo maritalmente com o cônjuge, estão impedidos por aposentadoria, ou porque o cônjuge não quer, de casar e assim serem membros da igreja. Conheço uma irmã que mora com seu marido há 30 anos. Mas ele lhe diz sempre, por um capricho incompreensível: quero morrer solteiro! A irmãzinha nunca vai poder ser membro. Por que não criar regras seguras e estabelecer uma comissão para fazer o levantamento da reputação nestes casos e autorizar o batismo? Claro, claro, cada caso é um caso. Mas quando se moverão em direção à uma solução? Casos assim já estavam fora da pauta da AGE. Agora é que não se resolve nada, com o Pr. Samuel Câmara querendo ser presidente a todo custo.

AGE pode ser cancelada!

Indica o Pr. Antonio Mesquita em seu blog que a AGE em Maceió pode ser cancelada. Pelo que entendi, por puro capricho do Pr. Samuel Câmara. É que ele teria mil ministros sob sua liderança, dos dois mil presentes. Daí ele orienta sua bancada a votar contra determinada matéria somente para mostrar seu peso! Entenderam? Ele está melando a votação das matérias, para mostrar que tem cacife para a próxima eleição. A se confirmar esta hipótese, é um objetivo mesquinho e tacanho, mas nada surpreendente. Para quem sabe ler nas entrelinhas, a esperteza começou quando ele inscreveu, junto com seu irmão, nada menos que 903 ministros. As convenções do Nordeste dormiram no ponto. Agora Inês é morta.

Por falar nisso, uma das resoluções é a CGADB externar sua contrariedade ao casamento homossexual!? Depois de tanto tempo, agora decidiram pela publicação na mídia secular de um repúdio à decisão do STF. Pode ser um tiro no pé, ressuscitar uma discussão dessa natureza. Vamos somente atrair a atenção, desnecessariamente. O correto era isso ter sido feito quando o STF julgou o assunto. Novamente, endomarketing 10, marketing externo 0.

Quanto à AGE, infelizmente, a CGADB fez tudo errado, desde o início, no meu limitado entender. O correto seria criar uma comissão de debate nas várias convenções, envolvendo o presidente de cada uma delas e uma comissão de jurisconsultos entre seus pastores. A CGADB daria um prazo para o retorno e compilaria as sugestões redundantes. Somente depois, haveria a AGE para a votação final de um documento único. Assim se teria um projeto amplo, com o esgotamento das possibilidades e pouca perda de tempo. O debate se daria em torno dos termos não consensuais.

Daí a boicotar as votações por puro narcisismo é outra história. Como o segredo de aborrecer é dizer tudo, como diz o Reinaldo Azevedo, está faltando o que fazer a esses pastores. Enquanto isso o País agoniza com os problemas reais das igrejas e convenções, além dos próprios problemas espirituais do mundo em que vivemos.

Já dizia Tancredo Neves, quando a esperteza é muita, fica grande e engole o dono. Uma vergonha!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um convite à santidade

Estamos apresentando uma série de estudos sobre a santidade. A primeira parte está no slide abaixo. Ocasionalmente, publicaremos as demais. Se alguém deseja em PowerPoint, não hesite em solicitar nos comentários.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tristes notícias da Bahia

Acessando o blog do Pr. Dário Gomes, baiano, fiquei muito preocupado. Afora tudo que já havia citado aqui sobre crises entre Convenções nos estados, agora vemos que um clima de beligerância se instaurou naquele Estado. O vídeo de sete minutos mostra a troca de obreiros da congregação em Porto Seguro, que por muito pouco não acabou em tragédia. Não farei qualquer juízo sobre os atores, o certo é que a graça de um evento desta natureza não estava presente ali. Quando tiver tempo pretendo postar algo sobre o esfacelamento da autoridade eclesiástica. Oremos, é um pedido urgente!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A parte que nos cabe

Junte o Festival Promessas, um culto na IURD, com Edir Macedo, outro na IMPD, com Valdomiro Santiago. Some os livros de apologética, mais as novelas, os contorcionismos dos políticos evangélicos. O que resta? Sobrou pra todo mundo? Não, esqueci bastante gente. A Globo não entende os evangélicos, morde e assopra. Edir está olhando pra seu quinhão. Valdomiro, bem Valdomiro é o que é. A Apologética está descartada como missão para aproximar o homem de Deus. O liberalismo é condenável, certamente. Os milagres são necessários, claro, evidentemente. Os políticos evangélicos e sua praxis são a cereja do bolo.

Agora deixe todo mundo pra lá. Vamos analisar a parte que nos cabe. Aqueles que são sérios segundo um esquema hipotético. O que estamos fazendo? Vamos mirar a blogosfera, pra começo de conversa. São decorridos 150 dias do ano de 2012. Quem de nós disse para si mesmo e para Deus: Eu vou entrar num caminho de jejum e oração para que Deus me use com autoridade e poder na grande rede? Falamos e nossa retórica é plausível. Mas isto não vira pão na casa da viúva de Sarepta! Captou?

Se Valdomiro pode ser escrachado, o que os críticos vão por na mesa? O povo não quer milagre como enigma ou moldura, quer por necessidade. Nesta hora vãos tormentos assolam doentes de câncer, que vêem minguar suas opções. O que será? Deem-lhe um livro de apologética!? Ensinem-lhe que a semeadura está errada. Se vai minorar a sua dor, ele não quer nem saber de você. Os jovens vão para o Promessas porque falta teologia, maturidade cristã básica. Ela está nos livros e seminários, encastelada em sua mesmice. Ela precisa descer de suas prateleiras e alimentar o faminto. Ah! Se me abençoarem com uma oferta eu prego na sua igreja. Se comprarem X livros meus, eu ensinarei.

Em carne e osso, tudo muda muito pouco. O inchaço ofusca a glória divina. A preocupação com os projetos particulares anestesiam as urgências coletivas. Eles estão na praça, ganhando dinheiro e sugando nosso povo. A culpa é nossa! Dói, mas não muda nada se não admitirmos a parte que nos cabe.

sábado, 2 de junho de 2012

Que tempos? (Atualizado)

Pedro Novaes, crente sincero. Exu, interior pernambucano, era sua morada. Casa, trabalho, igreja, pouco lazer, era assim sua rotina interiorana. Assembleiano típico, presbítero. No último domingo, na igreja, recebera um pequeno papel do tamanho de um cartão de visitas, das mãos de um dos diáconos. Quedou-se, hirto, enrijecido. Seu companheiro, João Jacinto, percebe e pergunta:
- O que há?
Novaes entrega o papel. João joga os olhos sobre o que está escrito. Dentre outras informações, um nome: Manoel Ferraz. O presbítero franziu a testa. Sinal de perigo. As duas famílias tinham rixas históricas no Estado. Mortos e feridos de ambos os lados. Padre, juiz, promotor, advogado, todos tinham tentado com algum sucesso acabar as hostilidades.
- Deixa disso - disse João - não podemos levar adiante tais problemas, somos crentes.
- Mas você não vê? - retrucou, rispidamente Novaes.
- Claro que vejo, mas o que é um nome? De repente não é nem da família, é só um sobrenome - relativizou João.
- Que nada, eu conheço essa gente de longe - replicou, reticente, Novaes.
- Você é que sabe, quer ficar carregando essa rixa familiar pra sempre? - devolveu João.
- Que rixa familiar, meu irmão? - perguntou Novaes, impaciente.
- E não é esse o problema? - indagou João.
- Claro que não, olha a logomarca no cartão, João! Ele não é da nossa Convenção! - Bradou Novaes.
- Ah! Eu nem tinha notado... Então, vamos fechar a cara e nem apresentar!

Termina o culto, Manoel Ferraz se aproxima. João Jacinto se acerca de Novaes, esperando algum problema:
- Paz do Senhor, Nelzinho (era o apelido de criança de Novaes)!
- Hummm....
- Que prazer te ver. Olha, não tem problema você não poder apresentar. Sei como funciona as coisas por aqui. Só quero meu cartão de volta.
- Ah! Está aqui, tome - diz entregando o cartão.
- Você sabe como eram nossos problemas familiares, graças a Deus superamos. Não podíamos ficar naquela briga eternamente. Agora que somos salvos é que não podíamos viver naquela situação.
- É verdade - retrucou Novaes.
- Sabe de uma coisa? Estou numa campanha de jejum e oração para que esta situação de agora, esse entrevero entre nossas Convenções, se resolva. Deus é poderoso para resolver, não é?
- Hummm.... Pode ser...
- Bem, vou indo, fica na paz!
- Amém.

Se você não entendeu nada, clique aqui e leia o post e os comentários.